Quando pensamos no pastor, o que vem em nossas mentes? É aquele que cuida do rebanho, aquele que dirige a igreja. De fato, a palavra de Deus nos mostra Jesus se intitulando o Bom Pastor. Ele se compara ao pastor de ovelhas quando diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10.11).

Mas não é só isso, a palavra nos diz que o pastorado é um ofício dado por Deus, com objetivo de nos aperfeiçoar e nos conduzir à estatura de Varão Perfeito (Efésios 4.11-13). Um ofício de muita responsabilidade, amor e dedicação.

Como membros da Igreja Batista Ágape, somos muito abençoados pelos pastores e pastoras que Deus escolheu para nos guiar e cuidar. Eu particularmente, creio ser mais abençoada ainda, pois além de ovelha, também sou esposa de um deles.  Posso testemunhar a dedicação, amor, carinho e paciência, que muitas vezes não é notada no “homem”, mas se revela plenamente no pastor. A busca incessante pela orientação, direção de Deus, não apenas para suas próprias vidas ou de sua família, mas pela vida de cada um que o próprio Deus coloca sob o cuidado desses homens e mulheres. Eu testemunho, eles fazem a parte deles. E nós? Fazemos nossa parte?

Hoje, num dia festivo, de comemoração pelo Dia do Pastor, que possamos presentear nossos pastores, não apenas com objetos, mas com respeito, com obediência e com AMOR! Que todos os dias, nos lembremos desses homens e mulheres em nossas orações e também nas nossas atitudes, aceitando as direções que são trazidas, não de outro lugar, mas diretamente do coração do Pai, nos comprometendo em fazer o melhor quando nos aconselham, nos exortam ou nos consolam. Que mostremos reverência a Deus durante a realização das nossas atribuições, sejam na casa de Deus, nas nossas próprias casas ou no nosso trabalho/escola, quando nos submetemos às palavras de ordem dos nossos pastores. Afinal, eles são os oráculos de Deus para nós, pois estão sob a direção do Espírito Santo.

Certamente estaremos homenageando nossos pastores e pastoras todos os dias, pois verão o fruto do seu trabalho em nossas vidas, no corpo de Cristo.

Sejam honrados pastores e pastoras. Obrigada pela vida de dedicação de cada um de vocês!

Tânia Soares